A Importância do Planejamento Sucessório

O Planejamento Sucessório é a sucessão do patrimônio de determinada pessoa. É por meio desse instituto e desse alinhamento que a pessoa registra seus bens e define como será feita a transferência dos mesmos em caso de falecimento.

Insta salientar que é uma medida importante para a manutenção e perpetuação do patrimônio pessoal no decorrer do tempo, apresentando como uma forma alternativa de transmissão dos bens aos herdeiros do titular.

Esse mecanismo visa a adoção de uma série de medidas, com vistas a evitar conflitos entre os herdeiros, bem como também possui o objetivo maior de resguardar a vontade do proprietário dos bens.

O planejamento sucessório possui duas premissas importantes, a saber, garantir a continuidade dos negócios de família e assegurar a segurança financeira dos herdeiros.

O cliente, ao optar pelo planejamento sucessório, também pode evitar o pagamento do famigerado ITCMD – Imposto de Transmissão Causa Mortis e Doação – sobre os patrimônios doados.

O referido instituto, comumente, pode se dar através da doação em vida, testamento, fundos de vida, holding familiar e trust.